Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Operações militares atrasam entrega de reféns das Farc--TV

    Publicado por Reuters Brasil
    há 15 anos

    Por Patrick Markey

    BOGOTÁ (Reuters) - As Farc vão libertar em breve quarto reféns a uma missão humanitária com participação do Brasil, mas operações militares na área complicaram o plano de entrega, disseram um jornalista local e um comandante da guerrilha ao canal Telesur, neste domingo.

    A tripulação de um helicóptero brasileiro conduziu uma delegação da Cruz Vermelha e a senadora colombiana Piedad Córdoba para resgatar três policiais e um soldado nas selvas do sul da Colômbia, na primeira de três operações planejadas para esta semana.

    "Esta operação está só começando", disse Jorge Botero, um jornalista local viajando com a missão, à emissora Telesur, sediada em Caracas, na Venezuela. "Ela vai ser bem sucedida no final, apesar das dificuldades."

    Um comandante local das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) chamado Jairo Martínez confirmou à Telesur que a entrega ocorrerá em breve.

    As novas libertações alimentaram especulações de que a enfraquecida guerrilha vai soltar mais cativos para ganhar apoio político e restaurar sua imagem combalida. Mas as conversas com o governo parecem distantes, já que nenhum dos lados cede em suas exigências.

    Um segundo voo na segunda-feira planeja resgatar um político feito refém há mais de sete anos, e uma terceira operação ainda esta semana vai receber um advogado próximo às florestas que margeiam a costa do Pacífico.

    O ministério da Defesa diz que as operações militares serão suspensas nas áreas das entregas.

    Outrora um Exército poderoso que ocupava vastas porções da Colômbia, as Farc foram empurradas às montanhas e florestas remotas depois que o presidente Álvaro Uribe enviou tropas para retomar o controle e esmagar a insurgência de quatro décadas.

    As Farc sofreram contratempos no ano passado, incluindo as mortes de três de seus comandantes, deserções e o resgate de reféns de grande destaque, como a ex-candidata presidencial Ingrid Betancourt, que a guerrilha esperava usar como moeda de troca.

    Os rebeldes exigiram que Uribe desmilitarize uma área quase do tamanho da cidade de Nova York para garantir as conversações com o governo a respeito da troca de reféns políticos por membros guerrilha presos. Esse seria o primeiro passo para as negociações de paz.

    Receoso por conta dos fracassos em tentativas anteriores de selar acordos com as Farc, Uribe recusa as condições dos rebeldes, dizendo que elas lhes permitiriam se reagrupar e traficar drogas em uma zona crucial, mas ofereceu um local menor sob observação internacional.

    (Com reportagem de Luis Jaime Acosta)

    • Publicações11504
    • Seguidores33
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações47
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/operacoes-militares-atrasam-entrega-de-refens-das-farc-tv/717670

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)