Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Acordo sobre roubo de copyright pode ferir privacidade--chefe UE

    Publicado por Reuters Brasil
    há 12 anos

    Por Claire Davenport

    BRUXELAS, 24 Abr (Reuters) - Um acordo comercial global para acabar com o roubo de copyright poderia dar aos provedores de internet o direito de espionar usuários, violando a lei da União Europeia, afirmou o chefe de privacidade de dados da UE nesta terça-feira.

    Vários governos do mundo desenvolvido têm pressionado por acordos multilaterais para proibir o roubo de marca registrada em bens de consumo e medicamentos, assim como fizeram sites como PirateBay e MegaUploads, que oferecem download gratuito de filmes e músicas.

    Mas os legisladores dizem que esses acordos podem dar a empresas como provedores de internet um acesso sem precedentes à atividade online dos assinantes, levantando preocupações sobre privacidade.

    O Acordo de Comércio Antifalsificação (ACTA, na sigla em inglês) -- assinado por 22 dos 27 países da UE, EUA e Japão, entre outros, mas ainda não ratificado por nenhum deles -- é um dos muitos acordos, incluindo os projetos de lei norte-americanos sobre copyright SOPA e PIPA, que não agradam a opinião pública.

    As medidas “poderiam envolver o monitoramento em larga escala do comportamento dos usuários e de suas comunicações eletrônicas", disseram os supervisores europeus de proteção de dados Peter Hustinx e Giovanni Buttarelli em um comunicado.

    Eles acrescentaram que isso vai “além do que é permitido pela legislação da UE".

    A Autoridade Europeia para a Proteção de Dados (AEPD) é um dos vários organismos da UE que se opõem ao acordo.

    O objetivo declarado do ACTA é estabelecer sanções comuns para violações de direitos autorais, mas muitos países têm ignorado o acordo.

    Entre essas nações estão Rússia e China, que hospedam muitos sites de compartilhamento de arquivos, e a Índia, que depende das isenções de direitos autorais para medicamentos baratos.

    Na Europa, os legisladores se preocupam mais com danos potenciais do ACTA à Internet do que a medicamentos genéricos para países pobres.

    Defensores do acordo, como a Comissão Europeia, que tem liderado as negociações da UE com outros parceiros mundiais como o Japão e os EUA, insistem que o ACTA só puniria crimes de direitos autorais em escala comercial.

    A UE pediu que seu tribunal superior em Luxemburgo decidisse se o ACTA fere a privacidade das pessoas. Uma decisão pode demorar até um ano.

    Os mais de 700 membros do Parlamento Europeu devem votar o ACTA em 29 de maio, com muitos dizendo que planejam rejeitá-lo.

    • Publicações11504
    • Seguidores33
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações127
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/acordo-sobre-roubo-de-copyright-pode-ferir-privacidade-chefe-ue/3097358

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)