Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Tribunal nos EUA apoia lei de direitos para obras estrangeiras

    Publicado por Reuters Brasil
    há 12 anos

    WASHINGTON, 18 Jan (Reuters) - O Supremo Tribunal dos Estados Unidos apoiou nesta quarta-feira uma lei que dá proteção de direitos autorais a milhões de obras estrangeiras, incluindo filmes, pinturas e livros célebres, que antes estavam em domínio público.

    Por uma votação de seis votos contra dois, o tribunal refutou argumentos de um regente de orquestra, outros artistas e educadores de que o decreto de 1994 viola a lei de direitos autorais dos EUA e os direitos constitucionais de liberdade de expressão.

    Sob a decisão estava a lei, adotada pelo Congresso para adequar-se a um tratado internacional, que dá proteção autoral a obras estrangeiras, incluindo filmes de Alfred Hitchcock, telas de Picasso, sinfonias de Stravinsky e livros de C.S. Lewis e Virginia Woolf.

    A lei estabelece que as obras estrangeiras não podem ser copiadas, executadas, compartilhadas ou republicadas sem o pagamento de royalties ou permissão. A lei só se aplica a obras que nunca foram registradas sob a antiga legislação de direitos autorais dos EUA.

    Opositores contestaram a lei, afirmando que ela excede o poder do Congresso de conceder direitos autorais e infringe o direito de livre expressão concedidos pela Primeira Emenda da Constituição dos EUA.

    O Google, que já digitalizou milhões de obras de domínio público e as disponibilizou online, estava entre aqueles que desafiavam o Supremo Tribunal.

    Compositores, autores, fotógrafos e outros que dependem de proteção de direitos autorais apoiam a lei e advogados do governo dos EUA, e promotores dos EUA a definiram como constitucional.

    Eles disseram que o Congresso há muito tomou a posição de que obras estrangeiras deveriam receber o mesmo tratamento de obras nacionais sob o sistema de copyright internacional, que é recíproco, e que a lei faz parte de uma série de esforços para reduzir a pirataria intelectual.

    • Publicações11504
    • Seguidores33
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tribunal-nos-eua-apoia-lei-de-direitos-para-obras-estrangeiras/2993479

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)