Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Conselho de Segurança da ONU impõe sanções a Gaddafi

    Publicado por Reuters Brasil
    há 13 anos

    Por Maria Golovnina e Louis Charbonneau

    TRÍPOLI/NAÇÕES UNIDAS (Reuters) - O Conselho de Segurança da ONU decidiu, de maneira unânime, impor sanções de viagens e bens ao líder líbio Muammar Gaddafi e seus aliados próximos, aumentando a pressão sobre ele para que renuncie antes que mais sangue seja derramado em protestos populares contra seu governo.

    O conselho também adotou um embargo de armas e pediu que a violenta repressão contra os manifestantes que se opõem a Gaddafi seja enviada ao Tribunal Criminal Internacional para investigar e possivelmente processar os responsáveis pelas mortes de civis.

    O conselho de 15 países aprovou a resolução horas depois que a polícia de Gaddafi abandonou partes da capital Trípoli e que os Estados Unidos disseram que ele deve deixar o poder.

    A embaixadora dos EUA na Organização das Nações Unidas, Susan Rice, disse que as medidas impostas contra Gaddafi e outros 15 líbios, incluindo membros de sua família, eram "duras sanções". Ela acrescentou que todos os que cometeram crimes serão responsabilizados.

    "Aqueles que massacraram civis serão responsabilizados pessoalmente", disse Rice ao conselho após a votação.

    Falando aos jornalistas posteriormente, ela elogiou a união do conselho.

    Diplomatas estimam que o número de mortos após 10 dias de violência na Líbia chegaria a 2.000 pessoas.

    Grande parte do leste do país produtor de petróleo, incluindo a cidade de Benghazi, está nas mãos de forças de oposição. Manifestantes pedem a saída de Gaddafi, há 41 anos no poder.

    • Publicações11504
    • Seguidores33
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações14
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/conselho-de-seguranca-da-onu-impoe-sancoes-a-gaddafi/2585266

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)