Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Bolívia encerra estado de sítio na região de Pando

    Publicado por Reuters Brasil
    há 15 anos

    LA PAZ (Reuters) - O presidente boliviano, Evo Morales, colocou fim neste domingo ao estado de sítio em vigor há mais de dois meses em uma província do norte do país e que havia começado após a morte de simpatizantes do governo em uma onda de violência política.

    A decisão de Morales, primeiro presidente de origem indígena da Bolívia, retira um obstáculo legal para a realização, em 25 de janeiro, de um referendo sobre a nova Constituição do país.

    "À meia-noite, o estado de sítio foi levantado", disse o ministro Alfredo Rada.

    Neste mês, o tribunal eleitoral do país andino alertou que não permitiria a organização do referendo se o estado de sítio continuasse em vigor na província amazônica de Pando.

    O líder boliviano espera que a nova Constituição dê mais poderes à maioria indígena do país e aumente o papel estatal na economia.

    Segundo o tribunal eleitoral, a lei que embasa o referendo determina que a votação não pode ocorrer se as liberdades civis estiverem restritas em qualquer lugar do país.

    Morales decretou o estado de sítio em 12 de setembro. Na época, Pando vivia conflitos entre simpatizantes e opositores ao governo central. Os choques ocorreram após distúrbios em quatro províncias governadas por rivais de Morales.

    O presidente descrevia a violência em Pando e a onda de protestos como uma tentativa de desestabilizar o governo.

    Não ficou claro o número de mortos nos confrontos em Pando, mas a mídia local estima que a cifra tenha ficado entre 15 e 20 pessoas.

    O governador de Pando na época, Leopoldo Fernandez, foi preso mais tarde. Morales o culpou pelas mortes.

    • Publicações11504
    • Seguidores33
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações80
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/bolivia-encerra-estado-de-sitio-na-regiao-de-pando/236262

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)