Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Shell e Basf irão recorrer em acusação de contaminação no Brasil

    Publicado por Reuters Brasil
    há 14 anos

    LONDRES/FRANKFURT (Reuters) - A Royal Dutch Shell e a fabricante de químicos alemã Basf planejam recorrer da decisão em primeira instância da Justiça brasileira, segundo a qual uma antiga fábrica de pesticidas foi responsável por causar doenças e problemas de saúde em seus funcionários.

    O jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung (FAZ) informou no sábado que o tribunal de Paulínia, no interior de São Paulo, condenou a Basf e a Shell a pagar 1,1 bilhão de reais por contaminação de solo e água.

    "Esperamos que a Justiça brasileira determine que não fomos responsáveis pelos impactos na saúde e pelas outras alegações", afirmou um porta-voz da Shell neste domingo.

    A Basf também planeja apelar da decisão, alegando que o ex-proprietário da Shell deve ser responsabilizado, segundo uma porta-voz da empresa alemã.

    A Shell construiu a fábrica em 1970 e vendeu a planta à fabricante de químicos Cyanamid em 1995.

    Em 2000, a Basf comprou a fábrica, onde produziu pesticidas por dois anos antes de encerrar as operações, segundo a porta-voz.

    Desde 2008, a Shell passou a ser responsável pela planta novamente, segundo ela.

    De acordo com o jornal, antigos funcionários da fábrica desenvolveram câncer, doenças cardiovasculares e outros problemas de saúde.

    • Publicações11504
    • Seguidores33
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações40
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/shell-e-basf-irao-recorrer-em-acusacao-de-contaminacao-no-brasil/2339112

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)