Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Honduras retira caso contra o Brasil em tribunal de Haia

    Publicado por Reuters Brasil
    há 14 anos

    AMSTERDA (Reuters) - Honduras retirou uma ação judicial contra o Brasil no tribunal de Haia, depois de baixar a tensão entre os dois países devido à permanência do presidente deposto Manuel Zelaya na embaixada brasileira.

    O governo em exercício de Honduras abriu o processo na corte internacional em outubro para impedir que o Brasil recebesse Zelaya na condição de refugiado em sua embaixada em Tegucigalpa. O Brasil contestou a ação, alegando que Honduras não tinha sustentação para entrar com o processo.

    Entretanto, a Corte Internacional de Justiça em Haia, na Holanda, informou nesta quarta-feira que Honduras havia solicitado a suspensão do processo no dia 30 de abril, concedida pela corte no dia 12 de maio.

    Inicialmente, Zelaya se abrigou na embaixada brasileira em Tegucigalpa, capital hondurenha, após o golpe que o tirou do poder no ano passado. Depois, se exilou na República Dominicana, pondo fim a meses de crise política.

    Em janeiro, o novo presidente de Honduras, Porfírio Lobo, líder da oposição eleito em novembro, assumiu o cargo, mas países da Unasul, grupo que reúne nações sul-americanas incluindo o Brasil, não reconheceram seu governo.

    Lobo foi reconhecido, no entanto, por Estados Unidos, União Europeia e a maior parte da América Central. Apesar de o Brasil não ter elminiado a possibilidade de relações com o novo governo, o país quer primeiro uma posição em comum com a região.

    • Publicações11504
    • Seguidores33
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações135
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/honduras-retira-caso-contra-o-brasil-em-tribunal-de-haia/2195341

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)