Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Petista vai relatar pedidos de impeachment contra Arruda

    Publicado por Reuters Brasil
    há 14 anos

    BRASÍLIA (Reuters) - O deputado distrital petista Chico Leite foi escolhido nesta segunda-feira como relator dos quatro pedidos de impeachment contra o governador licenciado José Roberto Arruda (sem partido) na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

    O processo vai investigar as denúncias de corrupção que pesam contra Arruda, preso há onze dias na Polícia Federal por obstrução de investigação que apura a participação dele em esquema de propina.

    A decisão foi tomada após duas horas de negociações entre os deputados integrantes da Comissão Especial --responsável por dar seguimento aos processos de impeachment contra Arruda e o governador em exercício Paulo Octávio.

    De acordo com Leite, a Câmara Legislativa estaria finalmente "cumprindo o seu dever" ao dar seguimento aos pedidos de impeachment contra Arruda, impetrados em novembro e dezembro do ano passado. O deputado terá o prazo de dez dias para emitir parecer sobre a acusação.

    "Já venho acompanhando o caso. Pretendo, se possível, ainda esta semana proceder à entrega do parecer", afirmou.

    Para a relatoria dos três pedidos de impeachment contra Paulo Octávio, os integrantes da comissão designaram o deputado Batista das Cooperativas (PRP), considerado da antiga base aliada de Arruda.

    Segundo a assessoria da Câmara, a decisão da Comissão de Constituição e Justiça da Casa, na última quinta-feira, de admitir os pedidos contra Octávio ainda não foi publicada no Diário Oficial.

    O prazo de dez dias para a elaboração de um parecer sobre o impeachment de Octávio só começará a contar para Batista 48 horas após a publicação. O processo de impeachment envolve trâmite na Comissão Especial e no plenário que pode durar cerca de 50 dias.

    O destino de Octávio e Arruda não está apenas nas mãos da Câmara. O governador em exercício será o foco de reunião da Executiva do DEM, na terça-feira. Do encontro, pode sair determinação de expulsão de Octávio do partido.

    Na quinta-feira, o Supremo Tribunal Federal pode decidir se concede pedido de libertação a Arruda.

    (Reportagem de Maria Carolina Marcello; edição de Carmen Munari)

    • Publicações11504
    • Seguidores33
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações9
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/petista-vai-relatar-pedidos-de-impeachment-contra-arruda/2091311

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)