Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    França encerra investigação de banco suíço do HSBC e mira primeiro julgamento

    Publicado por Reuters Brasil
    há 9 anos

    PARIS (Reuters) - Uma investigação da França sobre o banco do HSBC na Suíça acerca de um suposto esquema de sonegação de impostos para clientes de alta renda acabou, dando um passo em direção a um possível julgamento, disse uma fonte judicial nesta segunda-feira.

    O HSBC admitiu na semana passada falhas em sua unidade suíça e enfrenta investigações por autoridades norte-americanas e um inquérito por parlamentares britânicos após relatos de que o banco ajudou clientes a esconder milhões de dólares em ativos em um período que se estende até 2007.

    Magistrados franceses colocaram o HSBC Private Bank sob investigação formal em novembro. Eles deram fim aos inquéritos em 12 de fevereiro, disse a fonte, acrescentando que promotores têm três meses para solicitar que o banco vá a julgamento para responder às acusações.

    A suposta fraude envolve cerca de 3 mil contribuintes franceses. Sessenta e dois casos contra clientes específicos do banco suíço já estão em andamento, de acordo com o jornal diário francês Le Monde.

    Nesta segunda-feira, o julgamento por fraude tributária da herdeira da fortuna de perfumes Nina Ricci começou em Paris, uma das primeiras pessoas a ser julgada na França desde que a lista de milhares de clientes que supostamente sonegaram impostos por meio do private bank suíço do HSBC se tornou pública.

    Suspeita-se que Arlette Ricci escondeu mais de 22 milhões de dólares de autoridades tributárias francesas por meio de uma conta bancária no braço suíço do HSBC. Ela é julgada por fraude tributária, lavagem de dinheiro e falência fraudulenta para evitar impostos.

    Ricci, de 73 anos de idade, que nega as acusações, pode enfrentar até cinco anos na prisão e uma multa de 75 mil euros.

    Uma investigação separada sobre a controladora do banco também está em andamento.

    (Reportagem de Chine Labbé; Texto de Alexandria Sage)

    • Publicações11504
    • Seguidores33
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações57
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/franca-encerra-investigacao-de-banco-suico-do-hsbc-e-mira-primeiro-julgamento/167709825

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)