Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024

Salvador tem ao menos 39 homicídios em 48 horas durante greve da PM

Publicado por Reuters Brasil
há 10 anos

17 Abr (Reuters) - Uma onda de violência que atingiu a região metropolitana de Salvador durante uma greve de policiais militares encerrada nesta quinta-feira teve ao menos 39 homicídios em menos de 48 horas, informou a Secretaria de Segurança Pública da Bahia, e tropas federais foram enviadas para restaurar a ordem.

Os policiais, que paralisaram as atividades na noite de terça-feira para exigir melhores condições de trabalho e aumento de salário, aceitaram nesta quinta-feira uma proposta apresentada pelo governo estadual e decidiram encerrar a paralisação, segundo a secretaria.

Sem policiamento nas ruas da capital baiana, houve registros de diversos saques a lojas e supermercados e roubos de carros. Algumas lojas fecharam as portas para evitar assaltos.

Os 39 homicídios registrados na região metropolitana de Salvador desde o início da paralisação representam um número bem acima da média da capital baiana. Em abril do ano passado, a região de Salvador registrou em média 2,5 mortes por dia, de acordo com dados do governo estadual.

A presidente Dilma Rousseff autorizou o envio de tropas federais a Salvador e a algumas cidades do interior da Bahia para restaurar a ordem devido à greve da PM. Segundo o governo, a permanência das tropas será decidida depois do feriado da Páscoa.

"É inadmissível que a segurança da população baiana fique em risco", disse Dilma em sua conta no Twitter nesta quinta-feira. Na quarta-feira, a presidente já havia anunciado o uso das Forças Armadas para garantir uma segurança "pesada" nas cidades-sede da Copa do Mundo.

A greve foi encerrada após uma decisão da Justiça Federal determinando a ilegalidade da paralisação sob pena de multa diária de 1,4 milhão de reais a ser paga por 14 entidades representativas da categoria.

Salvador vai receber seis jogos do Mundial, incluindo um das quartas de final em que o Brasil pode estar presente. Na primeira fase da competição, Espanha e Holanda vão reeditar na capital baiana a final da Copa do Mundo de 2010.

Durante o Mundial, a Bahia também servirá de base para a seleção da Alemanha.

A Polícia Militar da Bahia entrou em greve também pouco antes do Carnaval de 2012 e houve uma onda similar de crimes, resultando em mais de cem mortes em 12 dias na região metropolitana de Salvador.

(Por Felipe Pontes e Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro; Reportagem adicional de Silvio Cascione, em Brasília)

  • Publicações11504
  • Seguidores33
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações76
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/salvador-tem-ao-menos-39-homicidios-em-48-horas-durante-greve-da-pm/116631933

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)