Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
27 de Abril de 2024

Político chinês é condenado à morte por corrupção, diz Xinhua

Publicado por Reuters Brasil
há 10 anos

PEQUIM, 23 Jan (Reuters) - Um funcionário municipal chinês foi condenado à morte, com um adiamento de dois anos, por aceitar mais de 1 milhão de dólares em suborno, informou a agência oficial de notícias Xinhua nesta quinta-feira, destacando os esforços do governo para reprimir a corrupção.

Zhou Jianhua presidiu o Comitê Permanente da Assembleia Popular da cidade de Xinyu, na província de Jiangxi, sul da China, de acordo com o Tribunal Superior Popular de Jiangxi, segundo u a Xinhua.

A agência disse que Zhou aceitou 10,2 milhões de iuanes (1,6 milhão de dólares), dezenas de milhares de dólares norte-americanos e de Hong Kong, bem como três barras de ouro e objetos avaliados em 236 mil iuanes (38.991 mil dólares). No momento, um tribunal de instância superior reexamina o caso, acrescentou a Xinhua.

O presidente chinês, Xi Jinping, fez da luta contra a corrupção uma prioridade desde que tomou posse em março passado, e alertou, como outros antes dele, que a corrupção ameaça a própria sobrevivência do Partido Comunista Chinês.

Mas a repressão do governo aos ativistas que pedem a autoridades que divulguem suas riquezas expõe a ambivalência de Pequim em acabar com a corrupção.

A China conduz há dez meses uma campanha contra o "Movimento Novos Cidadãos", que defende uma mudança no sistema de dentro para fora, inclusive pressionando autoridades a divulgarem seus ativos. Seu principal líder, Xu Zhiyong, foi julgado nesta semana, no mais importante julgamento de um dissidente nos últimos dois anos.

(Reportagem de Megha Rajagopalan)

  • Publicações11504
  • Seguidores33
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações211
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/politico-chines-e-condenado-a-morte-por-corrupcao-diz-xinhua/112352200

14 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

No Brasil não ia sobrar um político!!! continuar lendo

Pelo jeito, trata-se de mero bode expiatório e ampla demagogia. Difícil cortar na própria carne... Querem dar o exemplo, divulguem suas riquezas, afinal, fácil ser "comunista" mexendo no patrimônio apenas alheio. O bom da notícia é que também lá existem movimentos de olho nas atividades governamentais... Bem antes dos daqui, diga-se de passagem. Aqui, os políticos divulgam seu patrimônio, mas de nada adianta, pois os ilícitos são bem articulados e o enriquecimento ilícito nunca é devidamente apurado. Não há falta de leis, mas falta de vontade de agir. continuar lendo

No Japão, quando líderes são suspeitos de algum ilícito, antes mesmo de absolvição ou condenação, preferem retirar a própria vida, tamanha é a vergonha, ainda que tenha consciência de não ter praticado qualquer ilicitude. No Brasil, ser corruPTo ganhou um certo status, seguido de deboche para com o contribuinte. Alguns se expressam erguendo o braço com punhos fechados. Nenhum país será livre, quando os assaltos à coisa pública se legalizam com a impunidade. continuar lendo

kkkkkkkkkkkkkkk No Brasil ia morrer todo mundo!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk continuar lendo

Nas terras que sobrarem nem os urubus irão se alimentar kkkkkkkkkkkkkkk continuar lendo