Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Médico paquistanês que ajudou EUA a localizar Bin Laden é acusado de homicídio

Publicado por Reuters Brasil
há 10 anos

Por Jibran Ahmed

PESHAWAR, Paquistão, 22 Nov (Reuters) - O Paquistão indiciou nesta sexta-feira por homicídio o médico que ajudou os Estados Unidos a localizarem o líder da rede Al-Qaeda, Osama Bin Laden. Esse é o mais recente desdobramento de um caso que estremeceu as relações entre os dois países.

Shakil Afridi, considerado um herói por autoridades dos EUA, foi preso depois que soldados norte-americanos mataram Bin Laden em maio de 2011 em uma operação secreta, o que causou indignação no Paquistão e mergulhou em crise as relações entre os dois parceiros estratégicos.

O Paquistão prendeu Afridi e o sentenciou no ano passado a 33 anos de prisão por integrar o grupo militante LashkareIslam, acusação que ele nega.

Mas em agosto o Paquistão anulou essa condenação, citando erros processuais, e ordenou novo julgamento.

O indiciamento por homicídio apresentado nesta sexta-feira, relacionado à morte de um paciente oito anos atrás, obscurece as chances de Afridi ser libertado e pode piorar ainda mais as relações do país com os Estados Unidos.

A acusação se relaciona à morte de Suleman Afridi, num hospital na região montanhosa da região de Agência Khyber, em 2005, e foi apesentada pela mãe do homem, disse à Reuters uma autoridade local.

"Uma mulher culpa Afridi pela morte de seu filho", disse um funcionário, falando sob a condição de manter o anonimato. "Ela afirma que ele operou o filho em um hospital da região de Khyber mesmo não sendo um cirurgião, e isso causou a morte do filho dela."

Não estavam disponíveis de imediato outros detalhes do caso. Afridi não é parente do médico, apesar de terem o mesmo sobrenome.

A Agência Khyber, situada na fronteira com o Afeganistão, é parte de áreas semiautônomas onde a lei tribal predomina em vez do sistema judicial do Paquistão, e o governo é ali representado por um agente político.

O advogado de Afridi, Samiullah Afridi ─ também sem parentesco com ele ─ disse que autoridades de Khyber o informaram sobre a acusação de assassinato na manhã desta sexta-feira.

O Paquistão acusa o médico de ter realizado uma falsa campanha de vacinação na qual ele recolheu amostras de DNA para ajudar a Agência Central de Inteligência (CIA) dos EUA a rastrear Bin Laden.

Afridi é um sobrenome compartilhado por membros de uma tribo pashto que leva esse nome.

(Reportagem adicional de Syed Raza Hassan)

  • Publicações11504
  • Seguidores33
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações90
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/medico-paquistanes-que-ajudou-eua-a-localizar-bin-laden-e-acusado-de-homicidio/112139920

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)