Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Chinês Bo Xilai poderá recorrer da pena de prisão perpétua

    Publicado por Reuters Brasil
    há 11 anos

    PEQUIM, 9 Out (Reuters) - Um tribunal no leste da China autorizou nesta quarta-feira que o ex-dirigente comunista Bo Xilai recorra das condenações do mês passado por corrupção e abuso de autoridade, que resultaram numa pena de prisão perpétua.

    Bo era uma estrela em ascensão na liderança chinesa e, graças ao seu carisma e a medidas populistas, de matiz maoísta, angariou muitos seguidores, especialmente entre chineses que se sentiam excluídos das políticas econômicas que visam o crescimento a qualquer custo.

    Mas sua carreira foi encerrada no ano passado por um escândalo em que sua mulher, Gu Kailai, foi condenada por envenenar e matar um empresário britânico amigo da família.

    Em breve nota divulgada em seu site oficial, a alta corte da província de Shandong (leste), onde Bo foi julgado inicialmente, disse que ele está autorizado a recorrer. Não ficou claro quando a audiência acontecerá.

    Mas dificilmente o veredicto e a pena serão alterados, já que os tribunais chineses são controlados pelo Partido Comunista, que há muito tempo o declarou culpado.

    Uma fonte familiarizada com o caso disse que Bo apresentou o recurso "no dia em que a sentença foi anunciada".

    "Na época ele recorreu verbalmente, e depois apresentou por escrito", disse a fonte à Reuters, pedindo anonimato. Segundo essa fonte, o recurso deverá ser analisado na sexta-feira ou na semana que vem.

    Bo, de 64 anos, era o chefe do partido comunista na metrópole de Chongqing, no sudoeste chinês. Durante seu julgamento, ele apresentou uma defesa inflamada, desqualificando o depoimento da sua esposa contra ele como sendo delírios de uma insana na esperança de ter sua própria sentença reduzida.

    Ele repetidamente declarou-se inocente, embora tenha admitido que tomou decisões equivocadas e que envergonhou seu país pela forma como lidou com seu ex-chefe de polícia Wang Lijun, primeiro a informar a Bo que Gu provavelmente havia matado o empresário Neil Heywood.

    Pelo código processual chinês, o recurso precisa tramitar num prazo de dois meses.

    (Reportagem de Ben Blanchard e Michael Martina)

    • Publicações11504
    • Seguidores33
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações24
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/chines-bo-xilai-podera-recorrer-da-pena-de-prisao-perpetua/100705756

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)