Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
24 de Abril de 2024

Dilma recebe de aliados proposta de plebiscito para reforma política

Publicado por Reuters Brasil
há 11 anos

BRASÍLIA, 28 de Ago (Reuters) - Líderes do PT, PDT, PCdoB e PSB na Câmara dos Deputados reuniram-se nesta quarta-feira com a presidente Dilma Rousseff, após terem conseguido as assinaturas necessárias para apresentar projeto de convocação de um plebiscito para reforma política.

A realização de uma consulta popular para fazer uma reforma política foi um dos cinco pactos propostos por Dilma em resposta às manifestações populares que tomaram as ruas do país em junho e tiveram papel fundamental na enorme queda da popularidade da presidente, que passou de 55 por cento junho para 31 por cento em julho, segundo pesquisa de opinião.

O Projeto de Decreto Legislativo propõe um plebiscito que aborde três temas sobre a reforma política: o tipo de financiamento das campanhas políticas, a participação da população via Internet para propor iniciativas ao Congresso e eleições coincidentes para todos os cargos do Executivo e do Legislativo.

No caso do financiamento das campanhas, os deputados propõem que os eleitores sejam consultados sobre a doações de empresas, de pessoas físicas ou financiamento público exclusivo.

O projeto precisa ser aprovado nas Comissões de Constituição e Justiça e Finanças e Tributação da Câmara antes de ser levado a plenário, onde precisa ser aprovado pela maioria dos deputados para que seja encaminhado ao Senado. Somente depois de aprovado nas duas Casas é que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poderia organizar o plebiscito.

"Esperamos que ele tramite de maneira bastante ágil... queremos que seja votado (no plenário) em 30 a 40 dias (na Câmara)", disse a jornalistas a líder do PCdoB, Manuela D'Ávila (RS), ao sair da reunião com a presidente.

O líder do PT, deputado José Guimarães (CE), evitou criar polêmica em relação a outras iniciativas que estão em andamento no Congresso, como a comissão especial que trata do tema na Câmara e que recebeu prioridade do presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). Segundo o petista, os partidos continuarão atuando na comissão independentemente da proposta de plebiscito.

"Nós temos determinação política. Nós queremos uma ampla reforma política. Para nós, tem uma parte preliminar que há divergência com parte da Câmara, que é ouvir o povo em primeira instância", afirmou Guimarães a jornalistas.

Segundo esses líderes, caso o projeto seja aprovado até o final do ano, o plebiscito pode ocorrer ainda em 2013, mesmo que não seja aplicado no pleito de 2014. Mas, caso a proposta não seja votada neste ano, o plebiscito poderia ser realizado no segundo turno das eleições do ano que vem.

(Reportagem de Jeferson Ribeiro )

  • Publicações11504
  • Seguidores33
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações31
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dilma-recebe-de-aliados-proposta-de-plebiscito-para-reforma-politica/100665392

7 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Depois do que assisti na Câmara anteontem sobre a cassação do Dep.Donadon, não acredito em uma só palavra dita pelo Renan Calheiros e Henrique Alves.
São dois falsários da verdade, dizem uma coisa hoje e amanhã agem completamente diferente do que foi dito. NINGUÉM, nenhum dos políticos em atividade querem grandes mudanças no modelo politico atual, e porque não querem mudanças? Porque isso retira poderes e principalmente diminui o dinheiro que entra em seus bolsos.

Povo brasileiro, paremos de ingenuidade, se não for com muita pressão, com a nossa ida para as ruas NADA, nada mesmo mudará.

Que tal a Extinção do Senado Federal ? Para que serve aquela casa e seus atos que a Câmara não possa fazer? Pensem nisso: Com a extinção do Senado, extinguem-se 81 cargo de Senador (e suplentes), acabam-se mais de 20 mil cargos de apaniguados e funcionários com altissimos salários, e tem-se uma economia anual de mais de R$ 3 bilhões de reais?

Quetal o sistema Unicameral c/parlamentarismo?E mais, redução no numero de deputados federais dos atuais 513 para 250 deputados? Seriam eleitos pelo povo através de distritos, respéitando-se a proporcionalidade do numero de eleitores de cada estado brasileiro, estados com mais eleitores elegeriam mais deputados.

No parlamentarismo se o povo estiver descontente com o 1º ministro, troca-se o gabinete todo até que se tenha um primeiro ministro afinado com os anseios do povo. Dia 07 de setembro, vamos todos as ruas para manifestar nosso descontentamento com os rumos atuais da política no Brasil.Eles (políticos) só entendem uma maneira; o uso da força bruta. continuar lendo

Vejo que se for para tornar um brasil mais justo, com representante do povo verdadeiro, com caracter digno de ser modelo para nossos jovens que estão se formando para representarem um brasil , capaz de se dizer que não existe mais corrupção, descanso, que cada centavo da sociedade e valioso... continuar lendo

São mesmo uns desqualificados, desavergonhados e bajuladores, gente da pior espécie, como podem achar que representam alguém?
Para este legislativo a única solução que resta é a dissolução.
Este deverá ser o lema para os protestos de sete de setembro. continuar lendo

Levino estou de pleno acordo com o seu pensamento, principalmente no que diz respeito a extinção do Senado Federal e redução do número de deputados. Pena que o povão não tem a menor condição de manifestar-se sobre reforma política, pois analfabeto funcional , mal conseguem assinar o nome. continuar lendo