Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Dilma indica Rodrigo Janot como procurador-geral

    Publicado por Reuters Brasil
    há 11 anos

    SÃO PAULO, 17 Ago (Reuters) - A presidente Dilma Rousseff indicou na noite deste sábado o subprocurador-geral da República Rodrigo Janot para o cargo de procurador-geral da República em substituição a Roberto Gurgel, cujo mandato terminou nesta semana, informou a Presidência da República em nota.

    Nomeado para um mandato de dois anos à frente do Ministério Público Federal, Janot terá de ser sabatinado na Comissão de Constituição e Justiça do Senado antes de passar pelo crivo dos senadores.

    "A presidenta Dilma Rousseff considera que Janot reúne todos os requisitos para chefiar o Ministério Público com independência, transparência e apego à Constituição", afirmou a nota da Presidência.

    Procurador da República desde 1984 e subprocurador-geral desde 2003, Janot, de 56 anos, nasceu em Belo Horizonte e formou-se em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), onde também realizou mestrado, e fez cursos de especialização na Itália.

    Ele encabeçava a lista tríplice apresentada pela Associação Nacional dos Procuradores da República ao governo federal, depois de ser o candidato mais votado na eleição interna da categoria, com 511 votos em um eleitorado de 888 votos.

    Janot tem atuação na área de Meio Ambiente e Direito do Consumidor. Foi secretário de Direito Econômico do Ministério da Justiça em 1994 e diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público da União entre 2006 e 2009.

    Com a escolha de Janot, Dilma mantém a tradição inaugurada no primeiro mandato de seu antecessor, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de nomear como chefe do Ministério Público Federal o candidato mais votado pela categoria.

    (Reportagem de Eduardo Simões)

    • Publicações11504
    • Seguidores33
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações29
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/dilma-indica-rodrigo-janot-como-procurador-geral/100654381

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)