Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024

Oficiais da PM acompanharão protesto contra tarifa de ônibus em SP, diz secretário

Publicado por Reuters Brasil
há 11 anos

SÃO PAULO, 17 Jun (Reuters) - Oficiais da Polícia Militar de São Paulo acompanharão a manifestação contra a alta na tarifa de ônibus nesta segunda-feira em São Paulo, e a polícia terá uma ação "pontual" em eventuais casos de violência e vandalismo durante os protestos, disse o secretário de Segurança do Estado, Fernando Grella.

Lideranças do Movimento Passe Livre (MPL), que tem organizado as manifestações, reuniram-se com o secretário e com integrantes do Ministério Público estadual, mas não revelaram antecipadamente o trajeto a ser percorrido. Segundo Grella, ficou acertado que o percurso que os manifestantes farão será informado à PM no momento de saída do protesto.

"Ficou acertado que o trajeto faz parte da dinâmica do movimento, divulgar o trajeto no local da saída do movimento, no local da concentração", disse o secretário em entrevista coletiva, afirmando que o MPL disse ser parte da "estratégia" do movimento não informar previamente às autoridades. O protesto está marcado para o fim da tarde desta segunda, na zona oeste da capital paulista.

Na quinta-feira, a quarta manifestação organizada pelo MPL contra a alta na tarifa de 3 reais para 3,20 reais voltou a complicar o trânsito da cidade e terminou em confronto com a PM com vários relatos de abusos cometidos por policiais.

Cerca de 100 pessoas ficaram feridas, segundo o MPL, e a secretaria informou que mais de 230 pessoas foram detidas para averiguação, entre elas ao menos um jornalista que cobria o protesto. Mais de 10 policiais também ficaram feridos.

Segundo a PM, o confronto aconteceu porque os manifestantes teriam descumprido um acordo de não entrar na Avenida Paulista, a principal via da cidade.

Grella voltou a dizer nesta segunda que os eventuais abusos serão apurados, e os policiais envolvidos sofrerão punições.

"Nós temos situações isoladas, sim, de problemas e abusos e todos os que temos notícia estão sendo apurados", disse o secretário.

De acordo com Grella, a Tropa de Choque da PM não estará presente na manifestação, mas estará "à disposição" caso seja necessário.

O secretário disse ainda que os policiais não usarão balas de borracha na manifestação desta segunda e, questionado se manifestantes portando vinagre serão detidos, como ocorreu na quinta-feira, disse que isso não acontecerá e que acredita que não será necessário o uso do produto por manifestantes.

O vinagre é utilizado tanto por manifestantes quanto por jornalistas a trabalho para amenizar os efeitos provocados pelo gás lacrimogêneo usado pela polícia.

"O papel da Polícia Militar será apenas de acompanhar, de garantir, de um lado que o movimento transcorra normalmente, pacificamente, de acompanhamento, portanto, da segurança dos próprios manifestantes, e de outro lado organizar o trânsito", acrescentou.

(Por Eduardo Simões)

  • Publicações11504
  • Seguidores33
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações14
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/oficiais-da-pm-acompanharao-protesto-contra-tarifa-de-onibus-em-sp-diz-secretario/100566390

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)