Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça autoriza presença da Força Nacional de Segurança em Belo Monte

    Publicado por Reuters Brasil
    há 11 anos

    SÃO PAULO, 25 Mar (Reuters) - A Força Nacional de Segurança Pública foi autorizada pelo Ministério da Justiça a atuar na região onde está sendo construída a usina hidrelétrica Belo Monte, no Pará, pelo prazo de até 90 dias, para evitar que ocupações atrasem a obra.

    A presença da Força Nacional foi pedida pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, segundo portaria no Diário Oficial da União. O Ministério da Justiça confirmou que o pedido é para evitar a paralisação da obra.

    O prazo da permanência da Força de Segurança na região da usina pode ser prorrogado, se necessário, segundo a autorização no Diário Oficial.

    Na semana passada, a obra em um dos canteiros da usina chegou a ficar paralisada por cerca de um dia depois que aproximadamente 60 índios, ribeirinhos e colonos ocuparam o local. Eles pediam esclarecimentos e cumprimento, pela Norte Energia, de ações relacionadas à construção da usina.

    Representantes da Força Nacional chegaram a ir ao local, naquela ocasião, conforme informações da assessoria de imprensa da Norte Energia, na época.

    Atualmente, as obras na usina estão funcionando normalmente, segundo informações do Consórcio Construtor Belo Monte, e não há integrantes da Força Nacional fixos no local.

    A ocupação da semana passada foi apenas uma de muitas que aconteceram na região, desde que a hidrelétrica começou a ser construída. Outras manifestações e ocupações envolveram também trabalhadores da usina.

    A hidrelétrica é um empreendimento da Norte Energia, empresa que tem entre os acionistas a Eletrobras, os fundos Petros e Funcef, Neoenergia, Cemig e Light. A expectativa é de que a usina entre em operação em 2015 e tenha cerca de 11 mil megawatts (MW) quando estiver totalmente concluída.

    (here)

    (Por Anna Flávia Rochas e Leonardo Goy)

    • Publicações11504
    • Seguidores33
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações43
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-autoriza-presenca-da-forca-nacional-de-seguranca-em-belo-monte/100417027

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)