Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
18 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Justiça argentina fecha refinaria da Petrobras

    Publicado por Reuters Brasil
    há 11 anos

    BUENOS AIRES, 8 Mar (Reuters) - A Justiça argentina determinou o fechamento de uma refinaria que a filial local da Petrobras tem à venda no país devido a problemas ambientais e irregularidades nas licenças, disse nesta sexta-feira uma funcionária judicial.

    A petrolífera, que disse ter recorrido da decisão, começou na madrugada desta sexta-feira o processo para desativar a unidade, que tem capacidade de refinamento de 31.000 barris de petróleo diários equivalentes, cerca de 5 por cento da capacidade nacional. A interrupção deve acabar na segunda-feira.

    "Foi ordenado o fechamento preventivo, que se está cumprindo neste momento, mas foi exigido um plano de corte, então a empresa elaborou um plano. Hoje (sexta-feira) às 6h da manhã deram início ao corte e aproximadamente na segunda-feira de madrugada estaria em produção zero", disse à Reuters a secretária do tribunal civil número 2 de Bahía Blanca, Rosana Bolatti.

    A Petrobras Argentina disse em nota na noite desta sexta-feira que foi notificada pela Justiça sobre o fechamento da refinaria, embora esclareceu que "cumpriu com todas as exigências das autoridades competentes e que opera sob as normas ambientais vigentes."

    A companhia acrescentou que "está realizando todos os esforços necessários para mitigar o impacto da medida a fim de garantir o abastecimento a nossos clientes à espera de uma resolução favorável."

    A estatal brasileira negocia a venda da refinaria e outros ativos na Argentina à empresa local Oil Combustibles, disse à Reuters no mês passado uma fonte da Petrobras.

    O fechamento da refinaria se deu por causa de um pedido judicial apresentando pelos moradores de Bahía Blanca, uma cidade portuária no sul da província de Buenos Aires, onde está localizada a refinaria Dr. Ricardo Eliçabe.

    "Foi ordenada uma medida cautelar de fechamento preventivo do estabelecimento da Petrobras porque se verificou que não foi expedido o certificado de adequação ambiental e a permissão para emitir afluentes gasosos à atmosfera", explicou Bolatti.

    Além disso, a Justiça afirmou que a instalação não cumpriu com um plano de readequação que tinha sido determinado em 2011.

    Naquele ano, a refinaria sofreu dois acidentes em menos de 15 dias. O primeiro foi uma explosão, que matou uma pessoa e obrigou a empresa a fechar a unidade durante uma semana, e dias mais tarde um incêndio interrompeu brevemente a atividade.

    (Reportagem de Karina Grazina)

    • Publicações11504
    • Seguidores33
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/justica-argentina-fecha-refinaria-da-petrobras/100384224

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)