Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Tribunal Penal Internacional absolve comandante congolês

Publicado por Reuters Brasil
há 11 anos

Por Thomas Escritt

HAIA, 18 Dez (Reuters) - O Tribunal Penal Internacional (TPI) absolveu o comandante de guerra congolês Ngudjolo Chui de todas as acusações de crimes de guerra e contra a humanidade, nesta terça-feira, impondo um golpe às vítimas de conflitos no Congo de uma década atrás.

O veredicto, apenas o segundo na história de 10 anos da corte de crimes de guerra --a primeira absolvição--, é um revés para os procuradores do TPI, os quais os juízes afirmaram não terem conseguido vincular Ngudjolo às atrocidades que ocorreram no nordeste do Congo, em 2003.

A promotoria acusou Ngudjolo de comandar milícias para matar e estuprar civis e saquear vilarejos durante um conflito na província rica em minerais de Ituri, em 2003.

Os promotores disseram que Ngudjolo comandou militantes para bloquear estradas de entrada e saída da aldeia de Bogoro, em fevereiro de 2003, para matar civis que tentavam fugir e que os civis, incluindo mulheres e crianças, foram queimados vivos dentro de suas casas.

Duzentas pessoas foram mortas durante e após o ataque à aldeia, segundo os promotores, quando combatentes das etnias Lendu e Ngiti supostamente destruíram o vilarejo com moradores que eram em sua maioria da etnia Hema.

O conflito era parte de uma guerra mais ampla no leste do Congo.

Os juízes do TPI ressaltaram que as atrocidades foram cometidas durante o conflito, mas disseram que os promotores não conseguiram provar acima de qualquer dúvida razoável que Ngudjolo estava por trás delas.

"Isso não questiona de forma alguma o que se abateu sobre o povo daquela região naquele dia", afirmou o juiz Bruno Cotte.

A decisão de absolver não significa necessariamente que os juízes estavam convencidos de sua inocência, acrescentou.

Thomas Lubanga, o primeiro condenado pelo tribunal, foi sentenciado a 14 anos de prisão, no início deste ano, por seu papel no outro lado envolvido do mesmo conflito.

"Lubanga era um líder hema, e a absolvição de Ngudjolo, um lendu, logo após a condenação de um hema, pode exacerbar a tensão entre as duas etnias em Ituri", alertou Jennifer Easterday, do programa Iniciativa de Justiça de Sociedade Aberta.

  • Publicações11504
  • Seguidores33
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações91
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tribunal-penal-internacional-absolve-comandante-congoles/100252055

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)