Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    PF faz operação e prende Daniel Dantas, Nahas e Pitta

    Publicado por Reuters Brasil
    há 16 anos

    SÃO PAULO/RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira o banqueiro Daniel Dantas, do Banco Opportunity, numa investigação relacionada aos desdobramentos do escândalo do mensalão.

    O investidor Naji Nahas e o ex-prefeito de São Paulo Celso Pitta também foram detidos na mesma operação.

    De acordo com uma porta-voz da PF, o banqueiro seria o comandante de "uma organização criminosa envolvendo a prática de diversos crimes e possuía várias empresas de fachada para o desvio de verbas públicas".

    Procurado pela Reuters, o advogado de Dantas, Nélio Machado, não foi imediatamente encontrado para comentar.

    A operação da PF, batizada de Satiagraha, foi iniciada por volta de 6h em São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Brasília. De acordo com a assessoria da PF foram expedidos 24 mandatos de prisão e 56 de busca e apreensão.

    Dantas é acusado de quatro crimes: formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, sonegação fiscal e evasão de divisas.

    Por volta das 6h30, cerca de 20 agentes da PF em cinco carros chegaram à sede do Banco Opportunity, no Rio, onde realizam uma varredura nos computadores e documentos da instituição.

    O chamado esquema do mensalão envolvia o suposto pagamento de dinheiro a deputados da base aliada do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em troca de apoio no Congresso. As denúncias do esquema derrubaram figuras importantes do governo petista, como o então ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu.

    Segundo a PF, há uma ligação entre o esquema do mensalão com os acusados. A PF informou que o esquema comandado pelo publicitário Marcos Valério desviava recursos públicos para o mercado financeiro. A operação contava com a participação do banqueiro Daniel Dantas, afirmou um agente da PF no Rio.

    • Publicações11504
    • Seguidores33
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações13
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pf-faz-operacao-e-prende-daniel-dantas-nahas-e-pitta/52923

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)