Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TCU adia votação que pode incluir Graça Foster em investigação sobre Pasadena

    Publicado por Reuters Brasil
    há 10 anos

    BRASÍLIA (Reuters) - O Tribunal de Contas da União (TCU) adiou para a próxima semana votação que pode incluir a presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, na investigação de possíveis irregularidades na compra da refinaria de Pasadena, nos Estados Unidos.

    O ministro José Jorge, relator do caso, propôs o adiamento após tomar conhecimento de que a presidente da estatal teria transferido bens patrimoniais a parentes, segundo denúncia publicada na versão online de O Globo, nesta quarta-feira.

    "Resolvi retirar a matéria de pauta para que a notícia seja apurada", disse Jorge.

    Os documentos obtidos pela reportagem de O Globo revelam que, em 20 de março deste ano, Graça Foster, como a executiva gosta de ser chamada, doou "com reserva de usufruto" dois imóveis.

    Em nota, a Petrobras negou Graça Foster tenha feito "qualquer movimentação patrimonial com o intuito de burlar a decisão do TCU tomada no dia 23 de julho".

    Na ocasião, o TCU apontou possíveis irregularidades na compra da refinaria e decidiu bloquear por um ano os bens dos citados no processo. Caso condenados, os citados podem ter que devolver à estatal cerca de 800 milhões de dólares.

    "Documentos pessoais da presidente da companhia comprovam que, desde junho de 2013, ela já vinha providenciando a documentação necessária para a lavratura das Escrituras de Doação de Bens Imóveis aos seus filhos com Cláusula de Usufruto", afirma a nota.

    "Esses procedimentos foram: avaliações dos imóveis, obtenção de certidões, verificação do valor dos custos e tributos incidentes, elaboração das minutas das escrituras e sua posterior formalização, bem como os competentes registros imobiliários, culminando todos esses atos em 20 de março e 9 de abril de 2014."

    A votação adiada nesta quarta-feira poderia incluir no processo, além de Graça Foster, o ex-diretor internacional da estatal Jorge Luiz Zelada.

    O relator do processo no TCU defendeu a inclusão de Graça Foster no processo no início do mês, mas a decisão do tribunal sobre o assunto também havia sido adiada naquela oportunidade.

    O atual diretor financeiro e de Relações com Investidores da companhia, Almir Barbassa, foi citado pelo TCU entre os envolvidos no processo.

    (Por Nestor Rabello, reportagem adicional de Eduardo Simões, em São Paulo)

    • Publicações11504
    • Seguidores33
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações5
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/tcu-adia-votacao-que-pode-incluir-graca-foster-em-investigacao-sobre-pasadena/134664249

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)