Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Google presta primeiro depoimento ao Congresso dos EUA desde vazamentos de Snowden

    Publicado por Reuters Brasil
    há 10 anos

    WASHINGTON, 13 Nov (Reuters) - O gigante da Internet Google cobrou que o governo dos Estados Unidos seja mais transparente sobre a espionagem online, ao prestar nesta quarta-feira o primeiro depoimento de uma grande empresa de tecnologia perante o Congresso dos EUA desde o início de uma série de vazamentos para a mídia em junho.

    Em depoimento por escrito enviado a uma subcomissão judiciária do Senado, um executivo do Google disse que os segredos do governo são contrários aos valores norte-americanos e ferem os interesses econômicos dos EUA.

    "Os governos têm o dever de proteger seus cidadãos. A atual falta de transparência sobre a natureza da vigilância do governo em países democráticos, no entanto, enfraquece a liberdade que a maioria dos cidadãos preza", disse o diretor do Google para as áreas jurídica e de segurança da informação, Richard Salgado, no depoimento.

    Os membros do Congresso debatem quais mudanças fazer nos programas de vigilância dos EUA e na legislação após os vazamentos para a mídia de documentos secretos pelo ex-prestador de serviços da Agência de Segurança Nacional (NSA, na sigla em inglês) Edward Snowden, revelando a extensão da espionagem do governo.

    O governo do presidente Barack Obama defendeu os programas e o sigilo em torno deles, alegando serem necessários para combater grupos militantes como a Al Qaeda.

    Alguns parlamentares norte-americanos dizem que não há intenção de autorizar programas tão amplos como a coleta diária de milhões de dados de chamadas telefônicas.

    Google, Microsoft e outras grandes empresas de tecnologia pediram à Justiça que tenham autorização para divulgar ao público maiores detalhes sobre as ordens que recebem do tribunal de vigilância.

    (Reportagem de David Ingram e Tabassum Zakaria)

    • Publicações11504
    • Seguidores33
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações8
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/google-presta-primeiro-depoimento-ao-congresso-dos-eua-desde-vazamentos-de-snowden/112107385

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)