Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Barbosa diz que número excessivo de partidos é péssimo para sistema político

    Publicado por Reuters Brasil
    há 11 anos

    SÃO PAULO, 30 Set (Reuters) - O presidente do Supremo Tribunal Federal, Joaquim Barbosa, disse nesta segunda-feira que o grande número de partidos existente no Brasil é "péssimo" para a estabilidade do sistema político do país.

    "Nenhum sistema funciona bem com 10 ou 15 partidos, muito menos com 30 partidos", disse o presidente do STF a jornalistas nesta segunda-feira, durante evento para discutir a produtividade do país em São Paulo.

    Barbosa defendeu a cláusula de barreira, mecanismo que exige condições mínimas de representatividade das legendas, como melhor solução para o país. Essa cláusula, aprovada no Congresso em 1995 para entrar em vigor na eleição de 2006, foi declarada inconstutucional pelo STF.

    "É assim nas grandes democracias e um dia, mais cedo ou mais tarde, vamos ter que fazer esta opção", disse.

    Os comemtários de Barbosa vêm na semana seguinte à concessão de registro pelo Tribunal Superior Eleitoral para mais dois partidos políticos: o Pros (Partido Republicano da Ordem Social) e o Solidariedade, encabeçado pelo deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força Sindical.

    Com essas decisões do TSE, o número de partidos políticos no Brasil chegou a 32. O TSE deve analisar nesta semana o pedido de registro da Rede Sustentabilidade, partido que a ex-senadora Marina Silva tenta fundar com vistas às eleições do ano que vem.

    Marina tenta viabilizar a nova legenda até o dia 5 de outubro, prazo final para que novos partidos possam disputar as eleições de 2014.

    Atualmente Marina é a segunda colocada na preferência dos eleitores para a eleição presidencial do ano que vem, segundo as pesquisas, atrás somente da presidente Dilma Rousseff.

    (Por Natalia Gomez, com reportagem adicional de Eduardo Simões)

    • Publicações11504
    • Seguidores33
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações75
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/barbosa-diz-que-numero-excessivo-de-partidos-e-pessimo-para-sistema-politico/100697301

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)