Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
26 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Marina conversa com ministros do TSE em busca de viabilizar Rede

    Publicado por Reuters Brasil
    há 11 anos

    BRASÍLIA, 27 Set (Reuters) - Na tentativa de viabilizar a criação do Rede Sustentabilidade, partido que tenta fundar com vistas às eleições em 2014, a ex-senadora Marina Silva desempenhou um périplo pelos gabinetes dos ministros do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a poucos dias do prazo limite para o registro formal de legendas, e afirmou que a Rede preencheu todos os requisitos para a obtenção de registro.

    A ex-senadora e segunda colocada nas pesquisas que já sondam as intenções de votos para a eleição presidencial espera que os ministros contabilizem cerca de 95 mil assinaturas, rejeitadas sem justificativa pelos cartórios, segundo a Rede.

    O partido em gestação pode não ter alcançado o número mínimo de assinaturas necessárias --de 492 mil-- certificadas pelos cartórios para o registro na Justiça Eleitoral.

    "Apresentamos (aos ministros) uma série de razões pelas quais compreendemos ser justa a nossa petição de registro da Rede Sustentabilidade", disse Marina a jornalistas, após reunião com a ministra Luciana Lóssio, do TSE, nesta sexta-feira.

    "Colocamos um memorial com todas as provas de que coletamos 868 mil assinaturas, que encaminhamos dentro dos prazos e que se contabilizadas as 95 mil assinaturas anuladas injustificadamente, a Rede tem mais de 550 mil assinaturas, e portanto está apta ao seu registro."

    Desde que apresentou o pedido de registro ao TSE, Marina e outros integrantes da Rede têm reclamado da demora dos cartórios eleitorais em certificar as assinaturas.

    Pelas regras eleitorais, novos partidos têm de ser criados até o dia 5 de outubro, para que possam concorrer nas eleições do ano que vem.

    Questionada sobre a possibilidade de filiar-se a outro partido caso seja inviabilizada a criação da Rede, a ex-senadora afirmou estar "100 por cento focada no plano A".

    Nesta semana, o TSE concedeu registro para dois novos partidos, o Solidariedade, do deputado federal Paulo Pereira da Silva, o Paulinho da Força, e o Pros (Partido Republicano da Ordem Social), elevando o número de partido políticos no Brasil para 32.

    Marina também comentou a pesquisa Ibope divulgada na quinta-feira, que apontou aumento da vantagem da presidente Dilma Rousseff sobre ela na preferência do eleitorado. A ex-senadora afirmou que "ainda é cedo" e que a sondagem mostra "apenas um momento.

    O primeiro turno da eleição presidencial acontece daqui a pouco mais de um ano.

    De acordo com os levantamentos mais recentes, a ex-senadora ocupa a segunda posição, atrás de Dilma, mas à frente do senador Aécio Neves (PSDB-MG) e do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB).

    (Reportagem de Maria Carolina Marcello)

    • Publicações11504
    • Seguidores33
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações0
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/marina-conversa-com-ministros-do-tse-em-busca-de-viabilizar-rede/100695985

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)