Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    TRT do Rio de Janeiro determina que Gol reintegre funcionários da Webjet

    Publicado por Reuters Brasil
    há 11 anos

    3 Set (Reuters) - A 8a Turma do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região (TRT/RJ) determinou nesta terça-feira, a reintegração imediata de 850 empregados da Webjet demitidos pela Gol.

    Além disso, o colegiado confirmou a sentença de 1o grau, da 23a Vara do Trabalho da Capital, sobre danos morais coletivos, fixados em 1 milhão de reais, e elevou de 100 reais para 1 mil reais a multa diária, por trabalhador, em caso de descumprimento da decisão.

    De acordo com a desembargadora relatora do acórdão, Maria Aparecida Coutinho Magalhães, a empresa não poderia promover demissão em massa sem prévia negociação coletiva com o sindicato da categoria.

    Em novembro de 2012, a Gol anunciou o encerramento das atividades da controlada WebJet, com a demissão de cerca de 850 empregados.

    Na ocasião, o Ministério Público do Trabalho (MPT) ajuizou ação civil pública para reintegrar os funcionários, com pedido de antecipação da tutela, obtida em dezembro daquele ano.

    Na segunda-feira, o Órgão Especial do Tribunal Superior do Trabalho (TST) manteve liminar que suspendeu a execução de multa de mais de 4,6 milhões de reais, aplicada à Webjet e à Gol pela não reintegração dos funcionários.

    Na decisão desta terça-feira, o TRT/RJ disse, após apreciação definitiva, que "a multa pode ser cobrada imediatamente, ainda que em execução provisória".

    Em nota, a Gol disse que se respalda na decisão do Órgão Especial do TST e recorrerá da decisao do TRT/RJ.

    (Redação Rio de Janeiro; JS AAP)

    • Publicações11504
    • Seguidores33
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações11
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/trt-do-rio-de-janeiro-determina-que-gol-reintegre-funcionarios-da-webjet/100671691

    5 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

    Rafael.
    Não é o Governo Brasileiro que se envolve nas relações privadas!
    É a Justiça Brasileira que, desde que acionada, promove tal envolvimento.
    Ainda bem que é assim! Graças a Deus! continuar lendo

    Lamentável a decisão. O governo brasileiro se envolve demais nas relações privadas. continuar lendo

    Verdade Rafael, deveriam extinguir a seara cível e trabalhistas do judiciário, os brancos que se entendam, não é mesmo. continuar lendo

    Sim, o judiciário se envolve de mais... mas nesse caso ta certo.

    "...a empresa não poderia promover demissão em massa sem prévia negociação coletiva com o sindicato da categoria." continuar lendo